<$BlogRSDUrl$>

06/02/2004

Entidade Reguladora de Saúde (1)... 

.
Em Dezembro passado, foi publicado o decreto-lei que regulamenta a Criação da Entidade Reguladora da Saúde.

No actual contexto de reformas e restruturação do Serviço Nacional da Saúde, com parcerias do sector privado, esta Entidade surge como estrutura reguladora e fiscalizadora das instituições prestadoras de cuidados de Saúde.

Penso que é fundamental que todos os profissionais de saúde conheçam as suas funções, pelo que fica aqui disponível o endereço para consulta, localizado na página do IAPMEI.

Decreto-Lei nº 309/2003 de 10 de Dezembro de 2003

Criação da Entidade Reguladora da Saúde


Leiam e deixem comentários!

Com amizade, Carlos.

04/02/2004

Certificação de Serviço (1)... 

.
No site do Instituto de Qualidade da Saúde, encontra-se disponível um documento sobre "Certificação de Serviço". Enquanto documento, refere algumas considerações sobre Qualidade, descrevendo ainda uma utilização deste instrumento num hospital português, por sinal uma S.A.

Considero oportuno, uma leitura atenta deste documento, por considerar que a Qualidade é um Valor a promover (no qual os Enfermeiros sempre estiveram na primeira linha), considerando que estas actividades também devem ser aplicadas noutros hospitais (sem haver até necessidade de serem S.A).

Penso que a monitorização da Qualidade, poderá demonstrar a Qualidade dos Cuidados até agora prestados no S.N.S., que alguma comunicação social insiste em atacar, quantas vezes sem razão.

Por isso todos os esforços dos profissionais de promover e demonstrar essa Qualidade, merecem maior divulgação entre os pares e a sociedade em geral.

Pela minha parte, aqui fica o endereço:

Certificação do Serviço

Espero que leiam e comentem!

Com amizade,

Carlos


01/02/2004

Blogs sobre Enfermagem (3)... 

.
Os blogs podem ser uma importante ferramenta na Internet para os Enfermeiros. É essa a minha convicção, e por isso tenho apostado nela, esperando ajudar na Reflexão sobre uma profissão em que acredito, que é a Enfermagem.

Acredito no conceito de Blog Temático, ou seja um blog que gira à volta de um tema, ou uma atitude, uma maneira de estar. Eu acredito que é possivel um Blog Temático sobre a Enfermagem. Penso que a Enfermagem, e os Enfermeiros tem feito muito pela saúde do país. Penso que ainda podem fazer muito mais!

Não estou aqui para criticar, mas para valorizar o esforço de alguns, que na minha modesta opinião, tem contribuido para a projecção da Enfermagem, junto dos seus pares e da sociedade. Também acredito numa abordagem formativa, orientando para referências na Net, que considero importantes. Igualmente tenho estado disponível para aprender com outras experiências, que tenho valorizado, ao longo destes artigos.

Nesse aspecto, quero salientar os dois blogs que acrescento à lista de "BLOGS SOBRE ENFERMAGEM".
São trabalhos válidos, que considero úteis a uma reflexão sobre esta profissão.

Uma especial referência ao blog "Enfermeirame". É polémico, subversivo, crítico, por vezes exagerado...mas muitos blogs também o são! Considero-o interessante, pela discussão que tem gerado, nas suas páginas.
Não tenho concordado com algumas das suas opiniões, e assim o tenho manifestado nos comentários. Tenho que agradecer, a objectividade com que estes comentários tem sido encarados, por parte dos autores desse espaço.

Uma referência também ao blog "Com Pinga de Sangue". Ainda que recente, tem uma qualidade de construção, que devo felicitar. Ao relatar as vivências dos seus autores, abre caminho ás reflexões sobre as nossas próprias experiências, fomentando a discussão sobre os objectivos, as práticas e os resultados das actividades de Enfermagem. Por isso merece a minha admiração, pela coragem demonstrada, pois nem sempre é facil falar do nosso dia a dia!

Com Amizade,
Carlos.

Desabafo (1)... 

.
Passada uma semana sobre o falecimento do Miklos Feher (em que a comunicação social já o esqueceu e passou à procura de novas notícias), sinto-me à vontade para falar um pouco sobre esta infeliz situação.

Não sobre o incidente em si, que outras pessoas mais qualificadas avaliarão, mas sobre o que é enfrentar a morte, nas suas diversas manifestações.

Que todos morremos, é uma verdade que todos sabemos. Agora que esta nos salte à vista, já não é habitual para a maioria dos mortais. Essa realidade, muitas vezes é "desterrada" para os hospitais, onde os enfermeiros são as principais testemunhas desse sofrimento.

No dia em que o Miklos morreu, por este país fora, morreram igualmente muitos jovens em acidentes de viação, com doenças incuráveis (Leucemias, Tuberculoses multi-resistentes, Sida...), por suicídios...

Estes jovens também sorriram, mas o seu sorriso não emocionou multidões, não abriu noticiários, não deu razão a peregrinações. Tiveram como testemunhas, apenas os seus familiares e os profissionais de saúde que junto deles permaneceram, no âmbito das suas obrigações profissionais.

Com esta constatação, não pretendo apelar à demagogia, mas simplesmente relembrar como é relativo o Sofrimento Humano. Quem sofre ou quem deles cuida, merece outra atitude, por parte de todos nós.

Quanto ao Miklos Feher, que descanse em Paz...

Carlos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?