<$BlogRSDUrl$>

25/02/2004

Notícias nos jornais e auditorias (1)... 

.
Nos últimos dias, muito se tem falado da notícia do jornal "Público", sobre a Urgência do Hospital de Setúbal e o documento entregue ao Conselho de Administração do dito hospital.

Ainda ontem inclusive, no "Jornal de Notícias", se referia também que o serviço citado, seria alvo de uma auditoria externa, a convite da administração deste hospital.

Trata-se de uma atitude que merece o reconhecimento de todos nós, pela preocupação demonstrada pelo Conselho de Administração, após a denuncia dos Enfermeiros da Urgência.

No entanto, tenho algumas dúvidas...

Em situações como esta, que afectam utentes, a Ordem dos Enfermeiros, como garante da Qualidade de Cuidados de Enfermagem, não deveria ter uma intervenção diagnóstica?

Igualmente a Entidade Reguladora da Saúde, recentemente criada, não deveria ter uma intervenção fiscalizadora?

Quem souber a resposta, que me explique!

Homenagem aos Comentários (1)... 

.
Após rever diversos comentários aos artigos anteriores, é com alguma alegria que vejo que algumas pessoas tiveram a gentileza de partilhar comigo as suas ideias e pensamentos. A eles o meu "Muito Obrigado". Assim fica aqui uma resenha destes comentários, esperando poder encontrar os seus autores (assim como novos comentadores), em futuros artigos.

11/12/2003
CIPE (1)...

Bom dia!
De facto a CIPE como sistema taxonómico é detentor de eneormes potencialidades que permitem que a visibilidade do trabalho desenvolvido pelos enfermeiros seja um facto incontestável.
Na forma como está estruturada e ao forçar um juízo critico e reflectido sobre o que fazemos, porque o fazemos e que mais valias ou resultados obtemos com os nossos actos constitui uma importante ferramenta de trabalho.
António 12.02.04

09/01/2004
Cuidados Continuados (1)...

É com muito gosto que vejo neste site um espaço de discussão para os enfermeiros, e ainda mais a integração da área temática relacionada com os cuidados continuados de saúde.
a nível dos cuidados continuados ainda existe muito por fazer. De alguma maneira existe equipes a trabalhar no terreno com muito valor, e com bons resultados, mas lembro que isso deve-se essencialmente à persistencia e "carolice" dos enfermeiros. É importante que este tipo de actuação seja divulgada e não ficar nas gavetas dos diversos gabinetes.
É importante que os enfermeiros se habituem a avaliar e a divulgar o seu trabalho. Pois só assim é que se consegue projectar para a opinião pública da real importância da Enfermagem no sistema de saúde.
Paulo Santos 09.01.04

18/01/2004
Eleições (3)...

É triste, mas isto só reflecte a importância que se dá à ordem dos enfermeiros... é preciso procurar atentamente até para ver os resultados das eleições... o que não foi surpresa dado o número de candidatos (um!!)... Será que nunguém quer pegar na enfermagem em portugal?? Seá medo ou falta de esperança??
En?gma 18.01.04

01/02/2004
Blogs sobre Enfermagem (3)...

Obrigada pelo pelas palavras encorajadoras. Nem sempre é fácil passar para escrito as reflexões sobre as nossas acções. Por triviais que pareçam, todas as nossas acções têm um reflexo, uma repercussão.
Cris 02.02.04

01/02/2004
Desabafo (1)...

Olá Carlos, finalmente consegui entrar. partilho da mesma opinião que tu relativamente á morte do jogador. parece-me que á volta desta morte existe todo um aproveitamento dos sentimentos e da dor, por parte dos media. desde que dê lucro tudo vale. Até os sentimentos e dor são um produto que vende.
Elisabete 02.02.04

Tem muita razão colega. Não querendo minimizar a dor nem a tristeza em relação ao Feher, há mutitas outras pessoas que morrem em trsites situações de uma forma amarga... sós, acompanhadas pelos familiares ou pelos profissionais de saúde, maioritariamente enfermeiros.... Pena, que não se lembrem dessas pessoas... que apenas ficam no coração de alguns...
En?gma 02.01.04

06/02/2004
Entidade Reguladora de Saúde (1)...

Será, não será que o único nome até agora falado em conselho de ministros para presidente deste organismo foi o do Correia de Campos...ouvi dizer que o Sr Pereira saíu da reunião de ministros a pedir qualquer coisinha para as dores de cabeça...será não será??
Baltazar 15.02.04

18/02/2004
Lei de Gestão Hospitalar (1)...

Gostaria de salientar a importãncia da enfermagem, neste tipo de gestão, uma gestão que cada vez mais a aplicação das leis de mercado nos Hospitais é uma realidade infeliz.
Assim sendo a conscienlização dos enfermeiros que nos dias de hoje é fundamental, e pressupõe um maior empenho numa mudança de comportamentos e desse modo contribuir de forma efectiva para a melhoria na qualidade dos cuidados e para o tão desejado avanço da profissão.
Mas a mudança só é possivel se existir um conhecimento, como por exemplo da lei de Gestão Hospitalar, só deste modo nós enfermeiros podemos tornar- nos elementos activos na implementação das mudanças.
Delio 23.02.04

A diversidade destes comentários vieram enriquecer este espaço e aprofundar a minha reflexão sobre esses temas.

Um abraço, Carlos.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?