<$BlogRSDUrl$>

26/07/2004

A Enfermagem e os Foruns... 

.
Ainda antes de existirem blogs sobre Enfermagem, já existiam foruns sobre Enfermagem.
Estes projectos iniciais, foram de grande relevo para a divulgação da profissão, ainda que muitos não se tenham conseguido manter. Por alguma razão que ainda me custa a perceber, os enfermeiros visitavam-nos, mas não aderiam, e os fundadores destes projectos acabavam por desistir.

Os motivos desta "não aderência", podem ter sido vários:

Revejo-me um pouco em todos estes pontos, já que também tentei elaborar um forum que durante alguns meses fez parte desta página. Por tudo isto (ou talvez não...), tive só 7 corajosos (os meus parabéns pelo esforço...) a inscrever-se nesse forum. Por carolice minha, tive problemas de Hardware que não fui capaz de resolver, tendo perdido o acesso a esse forum. Ainda considerei elaborar outro, mas o pouco entusiasmo demonstrado, não me incentivou a fazê-lo. Tinha outros projectos em curso que já me roubavam muito tempo. Para além disso, os blogs estavam a cumprir muitas das funções dos foruns.

Os Blogs efectivamente representam o pensar e o sentir de muitos Enfermeiros. Só têm para mim uma desvantagem em relação aos foruns. Se os blogs estimulam a interactividade com os seus leitores, também é certo que os autores dos blogs (ainda que muitas vezes inconscientemente) condicionam os assuntos desenvolvidos. Isto é, habitualmente os comentários tem sempre algo a ver com o artigo em questão. Se um assunto importante não for tratado num artigo, muito provavelmente não será igualmente tratado num comentário. Com o marasmo que tem caracterizado o advento de novos blogs sobre Enfermagem, como representar tantos pensamentos heterogéneos na profissão de Enfermagem, tantos assuntos a merecer discussão?

A força da Enfermagem vem do trabalho de Equipa e como tal todas as opiniões devem ser ouvidas, com igual respeito e igual responsabilidade. Hoje em dia, é possivel criar facilmente uma caixa de correio sem ter que partilhar informação confidencial. Assim, porque não participar num forum e ser também um elemento activo nestas discussões online sobre Enfermagem?

Há algumas semanas conheci na Net, o Pedro e o seu projecto de forum de Enfermagem. Pareceu-me um projecto sério, com uma qualidade que ainda não tinha encontrado equivalente. Inscrevi-me nele, e acompanhei-o durante a reformulação do seu forum. Acredito que o seu projecto cumpre os objectivos e funções de um forum de Enfermagem. Muitas sinergias podem aqui ser obtidas, com evidentes resultados para os Enfermeiros e seus utentes. Podem-me assim encontrar neste forum.

Espero encontrar-vos também! O link fica disponível na coluna ao lado.

Com Amizade, Carlos.




This page is powered by Blogger. Isn't yours?