<$BlogRSDUrl$>

29/09/2004

Os Enfermeiros não estão contra ninguém... 

.
Os Enfermeiros não estão nunca contra ninguém. Não faz parte da nossa razão de existir. Os Enfermeiros enquanto profissionais de Saúde, querem para todos o seu melhor "Bem estar físico, psiquico, social e espiritual". Esta é uma das diversas definições de Saúde, em que a Enfermagem se suporta para a prestação de cuidados. Para a Enfermagem é tão importante a promoção da Saúde, como o combate à Doença.

Esta postura não óbviamente coincidente com uma abordagem economicista, em que a Saúde é vista unicamente como a ausência de Doença, em que os cuidados hospitalares suplantam os cuidados primários, em que as intervenções dos profissionais de Saúde são vistos unicamente como actos isolados, sem uma abordagem global ás necessidades específicas de cada índividuo e dos seus agregados famíliares.

É por isto que não faz sentido falar de cuidados mais nobres e de cuidados menos exigentes. Todos os cuidados fazem parte de um todo e é necessário profissionais com uma formação adequada, para que estas metas sejam alcançadas.

Ao pretender-se formar-se Auxiliares para a prestação de Cuidados de Enfermagem, estão-se a correr riscos de grande gravidade, quer para os Utentes (que não recebem os melhores cuidados a que tem direito), quer para os próprios Auxiliares (pois são-lhe atribuidas funções, para as quais não têm a formação, nem a experiência adequada, pondo em risco as suas carreiras).

Os Enfermeiros ,não estão obviamente contra a formação dos Auxiliares. Quantas vezes tem sido os próprios Enfermeiros, os dinamizadores de cursos de formação para estes profissionais. Agora não é possivel fazer em meses, o trabalho de anos, e qualquer tentativa nesse sentido, é errada.

Nos últimos dias, face a alguma desinformação dos "Media", muita gente tem-me perguntado contra quem os Enfermeiros estão. Fiz este artigo, na esperança de os esclarecer.

Os Enfermeiros não estão contra ninguém. Estarão contra este Ministro e as suas políticas, se este assim o quiser... Mas os Enfermeiros estarão sempre, a favor de todos nós...

Com Amizade, Carlos.




This page is powered by Blogger. Isn't yours?