<$BlogRSDUrl$>

02/11/2004

Haja Justiça! 

.
Como eu, muitas pessoas devem ter ficado satisfeitas com a absolvição da jovem acusada de crime de aborto, levada hoje a tribunal. Independentemente da opinião pessoal e sensibilidade de cada um face a este tão grave problema de saúde publica (e os enfermeiros, como qualquer pessoa tem direito ás suas opiniões...), esta situação foi uma mancha naquilo que deve ser o atendimento a qualquer pessoa em sofrimento.

Primeiro, porque houve a suspeição de que um colega meu teria feito a denúncia, o que vai vai contra os mais elementares noções de respeito pela privacidade, que o Enfermeiro deve cumprir.

Segundo, porque mesmo uma suspeição (ainda está em curso o inquérito na Ordem dos Enfermeiros...), poderia levar outras mulheres, com complicações após abortos clandestinos, a não recorrerem aos serviços de saúde, por medo de serem criticadas, denunciadas e presas, com um grande risco para as suas vidas.

Gostei bastante da atitude da Juiza, espero que em futuras situações (se estas infelizmente se vierem a repetir) mereçam igual humanidade da parte de outros juizes.

Fica aqui o link, para quem quiser ver a notícia em pormenor.

  • Jovem acusada da prática de aborto foi absolvida


  • Gostei ainda muito de ouvir a Enfª Lucília Nunes, em representação da Ordem dos Enfermeiros, numa reportagem do Jornal da SIC. Penso que soube mostrar que o Respeito pela Privacidade é um valor que os Enfermeiros, na sua globalidade, sabem respeitar.

    Fica também o link da página Web desta Enfermeira, na coluna ao lado (tem o nome de "Caminhando"), para quem quiser conhecer melhor esta nossa colega.

    Pela minha parte, espero que a hipocrísia em relação ao Aborto termine, pois não acredito que se resolvam problemas de Saúde Publica com Cadeia. E o ABORTO CLANDESTINO é um PROBLEMA GRAVE de Saúde Publica.


    This page is powered by Blogger. Isn't yours?